segunda-feira, 2 de março de 2015

Harry Potter: nova biografia de J.K. Rowling revela segredos da produção dos livros

Harry Potter é uma mania eterna. Anos após seu fim, os milhões de fãs pelo mundo, continuam sempre sedentos de novos materiais e informações da saga. Pensando nisso o autor de livros infantis Philip Errington resolveu nos brindar com uma nova biografia sobre a autora J.K. Rowling, lançada semana passada.
Até aí nada de novo. A autora mais vendida da atualidade já teve várias biografias publicadas. Mas nesta, Errington sabiamente resolveu explorar algo ainda não revelado sobre a saga: os bastidores das publicações. Sempre ficamos doidos para saber como foi o processo de criação dos livros do nosso coração, mas até agora ninguém os havia revelado. Finalmente, em J.K. Rowling: A Bibliography 1997-2013, poderemos conhecer os segredos por trás da produção dos livros da saga Harry Potter.
Com o livro em mãos, o jornal The Guardian publicou alguns detalhes descritos no livro e nós fizemos um resumo pra vocês. Confira:
JK-Rowling-Harry-Potter-2Harry Potter e a Câmara Secreta
O segundo livro da saga, lançado em 1998, não teve muitos problemas em sua produção. Emma Matthewson, a editora de J.K. Rowling, descrevia o manuscrito como “absolutamente brilhante”, mas o achava longo demais e pediu para autora fazer algumas alterações.
Uma dessas alterações foi a retirada da canção do fantasma Nick Quase-Sem-Cabeça, que para Rowling era bem significativo, apesar de não fazer nenhuma diferença para o enredo do livro. Alguns anos depois, a autora acabou publicando a canção “A Balada de Nick Quase-Sem-Cabeça” em seu site oficial (que hoje não se encontra disponível, mas você pode lê-la aqui).
Em 2005, o manuscrito da canção foi doado a um leilão destinado a arrecadar fundos para um novo dicionário do idioma escocês. Veja:
rowling_1719741a
hp3Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Não, você não é a pessoa que mais releu Harry Potter na vida. Para J.K., a produção desse terceiro livro, lançado em 1999, foi a mais cansativa de todas. Em uma das cartas enviadas por Rowling a sua editora, ela diz: “Finalmente! Eu estive lendo tanto esse livro que estou farta dele, eu nunca li os outros tantas vezes enquanto editava eles, mas eu realmente tive que fazer isso dessa vez. Se você achar que precisamos trabalhar mais nisso, estarei pronta e esperando, mas eu acho que esse rascunho representa uma melhoria em relação ao primeiro; os Dementadores são muito mais do que uma presença dessa vez, eu acho.“.
Pensa que acabou? NÃO! Depois disso ocorreram mais e mais revisões e mais cartas foram trocadas. Em uma das últimas J.K. dizia: “[…] Eu estou tão cansada de reler este livro que será difícil colocar um sorriso em meu rosto quando precisar fazer uma leitura em público. Mas talvez o sentimento vá desaparecer até o próximo verão…
E ela acabou lendo…
pt_BR-timeline-image-harry-potter-e-o-calice-de-fogo-publicado-1346420995Harry Potter e o Cálice de Fogo
Diferente de Prisioneiro de Azkaban, o Cálice de Fogo, em que Harry entra misteriosamente no Torneio Tribruxo, lançado em 2000, não teve grandes problemas. Depois do manuscrito ser revisado e aprovado, o principal foco se tornou o título do livro.
Além de Cálice de Fogo, as outras opções mais discutidas e sugeridas pela autora foram: Harry Potter e os Comensais da Morte e Harry Potter e os Três Campeões.
J.K., que passava cerca de 10 horas por dia escrevendo para cumprir o prazo prometido, diz que sabia que este livro seria maior do que o terceiro, mas ficou surpresa com o tamanho final. No final do processo todo a autora teve que reescrever quase 40 páginas, o que resultou no atraso do lançamento.

Capa_Harry_Potter_e_a_Ordem_da_Fênix_(livro)Harry Potter e a Ordem da Fênix
O manuscrito mais valioso do mundo! Em uma entrevista presente no livro, Nigel Newton, chefe executivo da editora Bloomsbury, conta como foi “assustador” ter o manuscrito do livro mais desejado na época em mãos.
Em um trecho ele conta sobre o encontro com o agente de J.K. num bar próximo a Stamford Bridge e que ao receber a sacola que continha o manuscrito foi uma clássica troca de agentes de espionagem: “Coloquei a sacola em meu porta-malas e dirigi para casa. Durante essa fase da saga ela estava tão grande que eu quase tive medo de ter a posse física do manuscrito. Eu o empurrei debaixo da minha cama. Eu tinha outro texto datilografado lá, então eu coloquei as quatro páginas do livro East of the Mountains de David Guterson no topo do manuscrito e passei a noite toda lendo assim, minha esposa achou um pouco estranho… Não havia dúvidas de que eu não mostraria nada pra ela, mesmo assim eu colocava algumas partes dentro do cofre”.
O livro “J.K. Rowling: A Bibliography 1997-2013” já se encontra a venda também na versão para Kindle na Amazon UK e contém 544 páginas. Ele será lançado nos EUA em abril e no Brasil infelizmente não sabemos se será lançado.
Esperamos que o livro seja um enorme sucesso, pois só assim as editoras brasileiras terão interesse em trazê-lo para o país. Se apenas com alguns detalhes revelados já adoramos, imagina quando pusermos as mãos em toda a obra e pudermos nos deliciar com todas as curiosidades por trás de uma das séries de livros mais bem sucedida da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário