terça-feira, 3 de novembro de 2015

[RESENHA] Como eu era antes de você

Espero que gostem da resenha!!!




Lou (Louisa, a principal) é aquela típica personagem young adult britânica meio clichê e cativante. Tem um trabalho modesto, mas interessante, como garçonete numa cafeteria, tem uma família divertida e humilde, um namorado chato e mora numa cidadezinha onde tudo se volta ao castelo, que é um ponto turístico. Comove e talvez nos leve a uma identificação quando vemos que ela tem 26 anos e nenhuma noção do que quer pro futuro.

A vida de Lou muda quando Frank, seu chefe, decide fechar o café e voltar para o país de origem. A partir daí a falta de um plano começa a vir à tona. Sua irmã deseja voltar a estudar, seu pai corre risco de ser demitido e sua mãe não trabalha, pois cuida do pai doente, e então é mais que obrigação de Lou, que não tem muitas qualificações, contribuir para a renda da casa. Ela começa a rodar por aventuras em empregos distintos até parar no anexo de Will como cuidadora. 


Will é um ex-empresário rico que vê sua vida de aventureiro ser limitada após um acidente grave que o faz tetraplégico. Desde então, ele não tem amor à vida e se torna profundamente amargurado e arrogante. 

Jojo aborda temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Trazendo-nos diversos pontos nos quais podemos refletir sobre o que é certo e errado, e em diversos momentos nos mostrando de forma muito esclarecedora como é possível sim um tetraplégico, ou alguém que possui algum tipo de deficiência semelhante, viver! Vemos em diversas passagens do livro a dificuldade que se tem para chegar a lugares ou para conseguir determinadas coisas. E principalmente, como é triste a percepção das limitações.
A autora usou uma linguagem de fácil compreensão e muitos elementos interessantes que nos ajudam a compreender pelo que Will está passando e como sua dor e tristeza chegam a um limite insuportável. 


O livro é ótimo,acabei ele em 3 dias. Lou e Will tocaram meu coração de uma maneira, que os tornaram um dos meus livros preferidos. A vontade de viver da Lou contra a vontade de partir de Will nos faz refletir muito sobre a vida. 
É o tipo de livro que você ama e odeia ao mesmo tempo e devo dizer que o final dele me deixou destruída.
Dei 5 estrelas no skoob e ganhou um coração como meu favorito, recomendo muito! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário